Muitas vezes ao atender clientes do terceiro setor você contador deve se deparar com essa dúvida, então nós da SIMSC vamos elencar algum pontos e dicas para facilitar para você contador.
O que é o Fator R do Simples Nacional?
Essa nova forma de identificar a tributação de um negócio surgiu após a alteração da Lei Complementar nº 123/2006, responsável pela regulamentação dos benefícios instituídos às microempresas e empresas de pequeno porte, incluindo a apuração e o recolhimento de impostos municipais, estaduais e federais.
O fator R é o cálculo utilizado para determinar em qual Anexo do regime tributário Simples Nacional uma empresa se enquadra. Baseado no seu resultado, atividades pertencentes ao Anexo V podem se enquadrar no Anexo III e com isso, pagar menos impostos, contribuindo para reduzir seu gasto mensal.
No entanto, para calcular o Fator R sem erros e, assim, se beneficiar com o pagamento menor de tributos, é preciso aplicar a fórmula certa e seguir algumas regras:
- Para começar, é preciso ter o valor total da folha de pagamento da sua empresa e a receita bruta, ambos dos 12 últimos meses do período de apuração. (Fator R = massa salarial / receita bruta);
- Com a fórmula em mãos, fica fácil descobrir se a tributação da sua empresa se enquadra no Anexo III. Para isso, o resultado deve ser igual ou superior a 28%.
Ciente disso, veja a fórmula de cálculo do Fator R, lembrando sempre que se trata de valor referentes aos últimos 12 meses do mesmo período a ser apurado.
Como calcular o fator R da folha de pagamento?
Quando se fala em fator R da folha de pagamento, é importante deixar claro o que considerar na hora de determinar esse valor. Por isso, vamos reforçar a informação para que não haja erro no seu cálculo.
Para aplicar a fórmula do Fator R é preciso ter a soma de todos os custos referentes a pagamento de mão-de-obra remunerada à pessoa física nos últimos 12 meses a serem apurados.
Assim, entram na conta valores referentes à:
- salários;
- 13º salário;
- retiradas de pró-labore;
- INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).
Planejamento tributário qual melhor anexo para a empresa III ou V?
São os dois principais pontos que devemos nos atentar na hora de fazer análise de cliente do Simples Nacional na hora de indicar qual melhor Anexo:
- Os encargos da folha influenciam muito nesses casos, na hora classificar e até mesmo fazer um controle para manter dentro da regra dos 28% do Fator R, o aumento de encargos da folha e até mesmo do Pró-labore como empresa e IR da física podem muitas vezes ser maior que a própria economia do Simples Nacional.
- E também a economia dentro do SIMPLES Nacional havendo majoração menor dentro do Anexo III.
E por final, para facilitar a vida do contador, a SIMSC tem um sistema de planejamento preparado para você, que deixa tudo mais prático e com controle mais fácil nesses casos, entre e faça o teste gratuitos atendemos todos casos de planejamento.
Através da integração com arquivo SPED, PGDAS, e com os principais sistemas contábeis do mercado, automatizamos mais de 80% do planejamento tributário trazendo agilidade para sua contabilidade e evitando erros de digitação.
Entre nosso site e acompanhe nossas redes sociais para mais assuntos voltados a planejamento tributário e assuntos tributários.